segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

CURTINDO O LIVRO "POETAS DE PIJAMA


CURTINDO O LIVRO
“POETAS DE PIJAMA”: BREVE COMENTÁRIO
Parte 1: Capa e Cartuns
Eu adquiri o livro tema deste post na 40ª Feira do Livro do Rio Grande/RS com grande expectativa, pois alguns trabalhos literários de alguns colegas de escrita noturna eu já conheço e aprecio, bem como desejava conhecer outros de quem ouvi falar.
Além disso, sei que na nossa terrinha tem muito talento escondido, que não é divulgado ou objeto de comentários porque aqui pouco se fala sobre os artistas da terra (com algumas exceções, claro) e um dos meus objetivos neste blog é (dentro dos limites do tempo dedicado as minhas outras atividades) tentar divulgar um pouco da cultura riograndina pelo ‘mundo’ afora.
Aqui pretendo comentar os autores com que mais me identifiquei. No entanto, já deixo registrado que todos os autores e cartunistas, e/ou desenhistas, que participaram do projeto estão de parabéns, visto que se não tivessem talento os organizadores do livro não teriam escolhido os mesmos para estarem nesta Antologia riograndina que, acredito, foi uma das mais bem sucedidas dos últimos tempos, talvez a mais, pelo fato de abraçar tantos estilos diferentes, sem permitir que alguma espécie de ‘preconceito estilístico’ interferisse nas escolhas.
Em função disso parabenizo todos os escritores e cartunistas que tiveram suas obras selecionadas, bem como o bom e exaustivo trabalho que os organizadores tiveram para por em prática um projeto tão audacioso para os padrões da terrinha.
Agora vamos ao que interessa: os comentários sobre o que vi e li.
CAPA e CARTUNS:
A Capa do livro, um dos elementos que os escritores sabem que tem que ser bem construída, seja para convidarr os leitores à leitura (isto é o que considero mais importante), seja para que o livro possa vender, está muito legal.
E quando digo legal não é para dizer que é um desenho que condiz com o tema do livro, o que é óbvio, mas porque o artista que a produziu, Wagner Passos, fez um trabalho muito bonito, com as características marcantes de suas obras, que muitas vezes já apreciei numa certa livraria da cidade.
Ele traduziu perfeitamente as noites insones dos escritores, não apenas pelos trabalhos acadêmicos, mas também pelo prazer que sentem em escrever na calada da noite, onde o barulhento silêncio convida a por no papel os sentimentos e as visões de mundo que os escritores do livro possuem.
O que gostei da capa é a pureza quase infantil, pois Wagner trabalha muito com a área de desenhos e histórias infanto-juvenis, sem, contudo, deixar de atrair jovens e adultos, pois o desenho retrata o universo dos acadêmicos em seus estudos noturnos, o que muitas vezes aconteceu comigo na minha época de faculdade. Portanto, a capa cativa de pronto e por isso merece todos os elogios possíveis.
Os Cartuns também foram muito bem escolhidos, divulgando os blogs dos artistas e mostrando um pouco deste universo que aqui na City é quase desprezado pela maior parte das pessoas ditas intelectuais e pelos leitores.
Além disso, os cartunistas, ou desenhistas (desculpem a falta de utilização do termo exato, mas é porque não sei diferenciar uma coisa da outra, mas aceito explicações dos colegas da área), produziram trabalhados que envolviam a atividade de escrever ou desenhar, casando perfeitamente com o livro.
Os trabalhos escolhidos demonstram que existem vários artistas nesta área na cidade que precisariam ser melhor divulgados.
Os cartuns ou desenhos com que mais me identifiquei foram os que seguem. As frases entre aspas são os comentários que anotei sobre o que senti ao vê-los:
Rafaela Silva – p. 20: “Muitas vezes, não só na faculdade, mas hoje em dia também, me vejo na mesma situação, observando o mundo através da janela e catando restos de palavras para escrever alguma coisa insensata”. Esse o sentimento que este cartum me despertou e escrevi no livro. Parabéns, Rafaela.
Lidiane Fonseca Dutra p. 42: “Não sei o que dizer. Tu me perturba e me fascina. Eu poderia ficar horas te olhando e mesmo assim não conseguiria te definir plenamente ou descobrir tudo o que tens ou não a dizer”. Sinto muito Lidiane, amei o desenho, mas não sei explicar o que ele me causa. Parabéns.
Diogo Soares Dornelles – p. 64: “Droga, alguém conseguiu descobrir meu esconderijo e tirou uma foto de mim, nas minhas atividades noturnas suspeitas”. Eu me vi neste desenho. Muito bom, Diogo. Parabéns.
Everton Soares Cosme – p. 74: “Retrato vivo de quem ainda gosta de um bom lápis, seja para desenhar, seja para rabiscar letras confusas”. Excelente Cartum. Parabéns, Diogo.
Rosali Alves Colares – p. 102: “Ah! Eu sempre quis a liberdade das tuas asas...”. Bonito Cartum. Parabéns, Rosali.
Esta a minha franca opinião sobre esta primeira parte do trabalho realizado para disponibilizar a Antologia “Poetas de Pijama” ao público. Na próxima parte falarei dos textos que mais me interessaram.

10 comentários:

  1. Interessante esta análise, eu não havia parado para analisar ilustrações de um livro como fizestes!!!
    Gostei do exercício!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Glênio, as vezes nenhum de nós para para ver a contextualização entre o texto e as ilustrações. Mas fica a dica. Eu gosto muito desta forma de integração por isso comentei.
      Abraço.

      Excluir
  2. Adriane adorei!!! Fiquei muito emocionada, de verdade. Obrigada por compartilhar as tuas impressões sobre nosso trabalho.

    Sobre desenhista/cartunista: acredito que o mais adequado ao livro seja ilustrador(a), pois os trabalhos estão ilustrando os textos. :)

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata Lidiane Dutra pela dica (ilustrador).
      Grata também por comentares e por saber que te sentiste prestigiada com o meu comentário.
      Já que deste a dica, terias interesse em escrever uma breve coluna sobre as diferenças entre desenhista, cartunista e ilustrador? O texto terá reconhecido a autoria aqui no blog, com certeza.
      Além disso, preciso de uma coluna com um profissional diferente, faz horas que não consigo alguém para participar das colunas.
      Se tomares seria muito legal.
      Abraços.

      Excluir
    2. Oi Adriane

      Nossa, que honra! Seria um prazer escrever uma coluna para o teu blog, fico muito feliz, de verdade. Já vou por a mão na massa hehehe E assim que tiver o texto, te encaminho!

      Obrigada por tudo

      Abraços :-)

      Excluir
    3. Muito Obrigada Lidiane Dutra por aceitar meu convite. Aguardarei o texto e terei a grata honra de ler e publicar.
      Abraço.

      Excluir
  3. Também acho bem legal isso de se dar ao trabalho de analisar e compartilhar. Torna visível mais uma impressão possibilitando essa conversa com os autores.Curti. Na verdade, esta combinação de cartuns com versos, de fato dá o que pensar.a As sensibilidades coincidem ou não e ai o pequeno mistério: será que quem ilustrou captou o que o poeta quis dizer? De que modo? Qual poema traz a sua gravura? Como conseguiu ser tão sensível, por vezes pra traduzir em diferentes traços os mesmos sentimentos dito com palavras, ema perfeita sintonia com o autor - que lisonjea! Por isso, lá, agradeci também este acréscimo. Até mais, gente do Poetas de Pijama (PJ), Adriane..!
    Gicelda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço Gicelda a tua participação aqui no blog e os comentários pertinentes.
      Realmente o trabalho desta antologia merece boas trocas de impressões.
      Apareça quando desejar.
      Abraço

      Excluir
  4. Oi Adriane, tudo bem? Interessante essa tua análise dos desenhos com os textos, porque é isso mesmo que a Gicelda falou aí em cima. O ilustrador, cartunista, ou chargista precisa se identificar, criar alguma empatia com o texto, pra depois porduzir a visão pessoal e interpretativa que ele criou. Ou pelo menos, desenhar o fragmento daquilo, dentro do texto, que achou mais interessante. Ilustrar um poema não é tão simples assim, não é fazer um desenho e pronto. Sim, existem muitos cartunistas e desenhistas bons na cidade, e principalmente obrigada por citar meu desenho da águia, esse tipo de reconhecimento é oque motiva o desenhista a seguir em frente! Abraços e parabéns pelo blog e pela análise, estou seguindo! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata Rosali pelo comentário que teceste aqui. Meu objetivo é justamente este, promover a interação entre vários tipos de artes.
      Agradeço a participação e também por estares agora seguindo o blog.

      Beijo

      Excluir