segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

BOVINOS



Segunda de Carnaval. Nada que seja útil na TV. Na cidade, somente samba de boa ou má qualidade. Graças a Deus os desfiles foram transferidos pro Cassino, assim não preciso escutar os batuques desajeitados que eram tocados perto da minha casa.

Mas, mesmo assim, o povo correu pra lá. Quer participar da festa popular mais agitada do país. Povo é assim. Gosta de pão e de circo, como nos velhos tempos. Nada contra, todos têm direito de escolher o circo que preferem.

No entanto, o que fazem ‘os desolados’ que não gostam de festas populares ou delas não participam porque não querem? Ficam sem qualquer divertimento? Ficam sem ter o que fazer, embora gostem de música e diversão tanto quando ‘o povo’?

Que nada! Todo bovino tem suas características próprias, seus gostos e preferências.

Eu fico em casa, escutando minhas músicas, vendo meus filmes, lendo meus livros, sentindo finalmente um pouco da tranquilidade que surgiu em meu bairro depois que o circo alheio foi levado pra outro lugar.

Contudo, eu também sou gado. Talvez com um gosto um pouquinho mais requintado, talvez um pouquinho mais pseudo-intelectualizada. Sou de uma raça diferente de gado, mas ainda sou. E tenho o meu próprio estilo de pão e circo, e nem sempre civilizado também.

Cada bovino tem o direito de escolher como quer ser feliz, embora possa fazer uma péssima escolha.

Pena que, às vezes, alguns acreditam que tem o dever de escolher pelo gado, que supostamente não pensa, o que melhor lhe serve como pão e circo.

Por isso eu sempre concordo com Zé Ramalho, esteja ele criticando ou não:

“Eh, oh oh
Vida de Gado
Povo marcado
Eh
Povo feliz”.

2 comentários:

  1. Contundente e verdadeiro!!!
    Já curti muito o carnaval, mas hoje compartilho com você os mesmos sentimentos em relação às folias de Momo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é contundente, não consigo me segurar. kkkkk
      É cada pessoa com suas escolhas. O texto como bem sabes visa dizer que não se deve criticar o circo alheio somente porque não gostamos das mesmas coisas.
      Mas realmente não curto esta época.
      Abraços e obrigada pela participação.

      Excluir