ARTE


INTERAÇÃO ILUSTRAÇÃO E TEXTO

Convido os leitores e amigos a sentirem a emoção contida na ilustração de Lidiane Dutra, que se inspirou em meu poema "RETÓRICA".

http://www.lidydutra.com/2013/03/retorica.html?showComment=1363704436765#c8592749046607759994



A DIFERENÇA ENTRE O QUE É DESENHO, ILUSTRAÇÃO E CARTUM

Aprendendo o que é o que.

Por: Lidiane Dutra, colunista convidada

Olá leitores do Br392!
Na postagem Curtindo o livro Poetas de Pijama, a Adriane levantou a dúvida se as imagens da publicação seriam cartuns ou desenhos e, diante do exposto, comentei que o termo mais adequado seria ilustrações. Por isso, ela gentilmente solicitou que eu escrevesse um texto sobre as diferenças entre cartum, desenho e ilustração.  Gostaria de agradecer o convite e, já de saída, digo que existem linhas muito tênues separando um termo do outro, mas, de uma maneira geral, vou traçar uma breve definição para cada um desses conceitos.
Desenho é uma linguagem artística, que pode ser encarada como processo para se chegar à outra obra (pintura, escultura, etc.), ou como uma obra em si. Serve como suporte para qualquer tema ou ideia que o artista pretenda desenvolver. Vejamos um exemplo:

 
Lidiane Dutra, Velejadora, 2012. Técnica: Grafite e lápis sobre papel.
(http://lidydutra.com)


Já a ilustração tem um caráter informativo. Geralmente, acompanha um texto e complementa a ideia do autor. Há muitas ilustrações em livros, revistas e jornais. Podem ser tanto um desenho, como uma pintura, gravura, colagem, fotografia. Vamos ver outro exemplo:

Aqui, o desenho complementa o poema de Jeronimo Sanz.

(http://sonhonosonho.wordpress.com)


No caso do livro Poetas de Pijama, os textos foram ilustrados. Eu me apropriei dos poemas da Tamiris Machado, a fim de integrar texto e imagem. Já outros ilustradores preferiram trabalhar sobre o tema “Poetas de Pijama”. Recentemente, tenho notado a tendência em ampliar o conceito de ilustração, mas isso requer uma discussão mais aprofundada, que não cabe ser feita agora.
Cartum, termo que se origina do inglês Cartoon, é uma obra com teor crítico e/ou humorístico, que pode estar acompanhada de um texto ou sozinha, geralmente publicada em jornais e revistas, satirizando os fatos cotidianos da sociedade, o que leva o leitor a refletir sobre o tema abordado. Não sou cartunista, portanto, restrinjo minha definição e convido os cartunistas papareias a participarem do debate.
Agradeço mais uma vez à Adriane, e convido vocês a visitarem meu blog e conhecerem meu trabalho (em desenho, ilustração e outras coisas mais): www.lidydutra.com.

Abraços,
Lidiane
Imagens extraídas de



TALENTO RIO GRANDINO


CARMEN LAURA FERREIRA – ARTISTA PLÁSTICA
 


Eu estava caminhando pela Praça Xavier, em direção a uma determinada loja, pensando no quanto a semana tinha sido cansativa e nos compromissos de trabalho que ainda tinha pela frente. Sim, eu estava um tanto cansada e chateada por andar com tão pouco tempo para ver e fazer as coisas que eu gosto quando, de inopino, fui tomada por um banho de cores, luzes e pinceladas que me fizeram parar imediatamente por causa da refulgência que tomou conta de mim.

Na mesma hora eu pensei: “E justo num dos lugares que mais gosto. E justo numa hora em que eu não poderia me deter”. No entanto, foi impossível não parar para ver esse fenômeno exposto, assim, de forma simples e bela na calçada de uma das praças mais bonitas da nossa cidade.

Foi assim que descobri os quadros de Carmen Laura Ferreira. Quadros que me encantaram na última sexta-feira por estarem expostos ao público passante, passeante ou avoado, que transitava na Praça Xavier.

O que de imediato me chamou a atenção, além da técnica que me lembrou, espero estar correta, os pintores impressionistas, foram as multicoloridas imagens que esta pintora conseguiu transportar para suas telas. Além disso, ela conseguiu juntar de forma harmônica tonalidades que, aparentemente, não poderiam conviver juntas.

E me perguntei: “Como ela fez isso? Ela conseguiu encontrar cor na chuva!”, pensei meio emocionada, pois como se sabe, eu não aprecio muito os dias chuvosos. E imediatamente me pus a imaginar um conto ou poema para alguns dos quadros expostos.

Somente entendi o porquê dessa façanha quando conversei brevemente com a pintora Carmem. Pelo que senti, ela possui uma alma colorida, ama distribuir alegria, cor e movimento por onde passa e, isso, não poderia ser diferente, acaba se refletindo em seu trabalho.

Carmen Laura se dedica a pintura desde a infância, quando começou a traçar os primeiros desenhos, participando de diversos concursos escolares e, muitas vezes, sendo premiada, partindo em seguida para a manipulação de pincéis e tintas. O resultado: as belas telas coloridas e que tanto mexeram com minha imaginação, como mostram as fotos abaixo.

A pintora, pessoa simples, preocupou-se em permitir que um público maior e diversificado, no que tange a classe social, idade e preferências, pudesse ter acesso a algo que, em geral, é pouco divulgado em nosso município, ou seja: a arte.

Assim, num atitude ousada, aderiu a ideia do Centro Municipal de Eventos e foi para a praça expor seu trabalho. E, acredito, teve sucesso, pois muitas pessoas, nos minutos que estive apreciando as telas expostas e conversando com a artista plástica, mesmo apressadas, mesmo tranquilas, paravam para ver o show de cores com que Carmem nos presenteou na sexta, dia 24 de agosto de 2012.

Que outros talentos do nosso município possam desenvolver atitudes assim, como a que o Centro Municipal de Cultura e a pintora Carmem Laura Ferreira decidiram por em prática.

E que a mídia riograndina aprenda a apreciar e divulgar com mais ênfase os talentos de nossa terra.
Algumas obras da artista plástica:







*Fotos das telas cedidas pela artista plástica Carmem Laura Fereira. Todos os direitos reservados.

Contato com a artista plástica:
Fones: (53)32329795/99454792

Nenhum comentário:

Postar um comentário