sábado, 23 de fevereiro de 2013

"DE SOLAS E ASAS": O IMAGINÁRIO DE ANDRÉIA PIRES

Como última postagem referente aos livros de autores riograndinos que adquiri na 40ª Feira do Livro do Rio Grande, convido os colegas e leitores a lerem meu comentário sobre a obra "De Solas e Asas", de autoria de Andréia Pires.

A postagem está na coluna "Livros", onde os leitores poderão fazer os comentários sobre o texto que redigi e sobre a leitura que possam ter realizado da obra da colega Andréia.

Adriane

INFORMAÇÃO DE UTILIDADE LITERÁRIA

Caros amigos e leitores:

As postagens sobre os livros "Poetas de Pijama" e "A Razão do Absurdo" podem ser lidos, a partir de agora, na Coluna 'LIVROS' deste blog.

Já a participação de Lidiane Dutra, com o texto "A diferença entre desenho, ilustração e cartum", foi redirecionada para a coluna 'ARTE'.

Peço a gentileza aos seguidores e leitores que desejam comentar estas postagens que o façam nas referidas colunas.

Obrigada.

Adriane

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A DIFERENÇA ENTRE DESENHO, ILUSTRAÇÃO E CARTUM


Aprendendo o que é o que.

Por: Lidiane Dutra, colunista convidada

Olá leitores do Br392!
Na postagem Curtindo o livro Poetas de Pijama, a Adriane levantou a dúvida se as imagens da publicação seriam cartuns ou desenhos e, diante do exposto, comentei que o termo mais adequado seria ilustrações. Por isso, ela gentilmente solicitou que eu escrevesse um texto sobre as diferenças entre cartum, desenho e ilustração.  Gostaria de agradecer o convite e, já de saída, digo que existem linhas muito tênues separando um termo do outro, mas, de uma maneira geral, vou traçar uma breve definição para cada um desses conceitos.
Desenho é uma linguagem artística, que pode ser encarada como processo para se chegar à outra obra (pintura, escultura, etc.), ou como uma obra em si. Serve como suporte para qualquer tema ou ideia que o artista pretenda desenvolver. Vejamos um exemplo:

 
Lidiane Dutra, Velejadora, 2012. Técnica: Grafite e lápis sobre papel.
(http://lidydutra.com)


Já a ilustração tem um caráter informativo. Geralmente, acompanha um texto e complementa a ideia do autor. Há muitas ilustrações em livros, revistas e jornais. Podem ser tanto um desenho, como uma pintura, gravura, colagem, fotografia. Vamos ver outro exemplo:

Aqui, o desenho complementa o poema de Jeronimo Sanz.

(http://sonhonosonho.wordpress.com)

No caso do livro Poetas de Pijama, os textos foram ilustrados. Eu me apropriei dos poemas da Tamiris Machado, a fim de integrar texto e imagem. Já outros ilustradores preferiram trabalhar sobre o tema “Poetas de Pijama”. Recentemente, tenho notado a tendência em ampliar o conceito de ilustração, mas isso requer uma discussão mais aprofundada, que não cabe ser feita agora.
Cartum, termo que se origina do inglês Cartoon, é uma obra com teor crítico e/ou humorístico, que pode estar acompanhada de um texto ou sozinha, geralmente publicada em jornais e revistas, satirizando os fatos cotidianos da sociedade, o que leva o leitor a refletir sobre o tema abordado. Não sou cartunista, portanto, restrinjo minha definição e convido os cartunistas papareias a participarem do debate.
Agradeço mais uma vez à Adriane, e convido vocês a visitarem meu blog e conhecerem meu trabalho (em desenho, ilustração e outras coisas mais): www.lidydutra.com.

Abraços,
Lidiane
Imagens extraídas de



domingo, 17 de fevereiro de 2013

QUANDO?


Pode ser até a noite

quando os cães ladram

os gatos espiam a vida 

com seus olhos de coruja

e os humanos

bem

os humanos vivem seus pesadelos

ou dormem suas agruras.