segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

TENTÁCULOS

'Arriscar ou não arriscar? Eis a questão', essa foi hoje a frase quase filosófica que meus olhos olharam desconfiados e tentaram não responder.

Eu prefiro arriscar a meio, nem tanto, nem muito, gosto de meios-termos, mas, infelizmente, alguma coisa estranha em mim pede que eu me arrisque inteiramente. Mas não dou rédeas a esta pretensão. Decido primeiro.

Em consequência disso, surge uma nova questão: 'decisions, decisions', arrisco ou não, sabendo que vou pagar um preço. E eu prefiro não, mesmo pagando no final.

Eu preferia mesmo era aprender espanhol, francês, ou qualquer outra língua, menos inglês, embora faça falta as vezes. Na realidade, eu deveria era me contentar com o português, que já é difícil pra caramba, embora muito bonito e bom de estudar.

Mas isso tudo é uma faca de dois gumes, afinal.

Aqui em Big River só se chega ou se sai através de uma única estrada, embora haja algumas opções, como tentar fugir clandestinamente em um navio de cruzeiro que atraca no porto, se arriscar nos pequenos aviões que partem do velho e meio estropiado aeroporto riograndino (se é que aquilo pode ser chamado de aeroporto), ou decidir ficar e acabar totalmente empoeirado.

A Br é o recurso de chegada ou de partida, contudo é perigosa e nela perambulam monstros inimagináveis. Mesmo assim eu me arrisco nela algumas vezes por ano, para fugir ou para voltar. E para tentar captar numa foto rápida os andarilhos estranhos que nela desfilam.

Rio Grande é estranha: ninguém quer ficar, mas ninguém consegue partir totalmente. Ela gruda na tua pele, absorve teu cérebro e se entranha tanto em teu DNA que, por mais que queiras, tu podes até ir, mas acabas voltando volta e meia, seja pra uma visita ou para residir definitivamente Rio Grande é o fim e o começo do mundo. E, apesar de tudo, eu ainda prefiro ficar.

Arrisco minha alma nessa decisão. Talvez, portanto, eu já tenha resolvido a questão. Eu arrisquei tudo e perdi. Fiquei enredada nas redes desta cidade ruim e boa.

Não adianta. Já decidi: posso até viajar, mas sempre vou acabar como os grãos de areia que voam nesta cidade. Eles vão, mas voltam. A Br prende todos com  seus tentáculos.

2 comentários:

  1. Olá bianca, estou aqui pra te mostrar um pouco das minhas fotos sei que querias

    http://www.flickr.com/photos/myfavoritenothing/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara que bom te receber aqui.
      O que achaste do blog? Tá no início, claro.
      Vou acessar teu blog e ver tuas fotos e ai conversamos sobre a possibilidade de aceitares participar aqui do meu humilde espaço.
      Beijão
      Adriane

      Excluir